sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Thinking with Portals

Antes de começar a escrever esse post eu pensei bem se deveria ou não fazê-lo já que em matéria de jogos eu não sou lá muito experiente e devido a isso haveria uma grande chance de eu equivocadamente falar algo "muito feio" sobre o assunto. Alerto aos leitores que esse post foi escrito por uma pessoa sem especialidade no assunto citado. Leia -se leiga.
Decidi que eu tinha que registrar isso aqui já que o jogo está consumindo minha cabeça desde o dia em que meu namorado me fez jogar com ele há umas semanas. Obrigada, meu bem. 


Portal é um jogo em primeira pessoa desenvolvido pela Valve lançado em 2007 para Microsoft, Xbox 360 e Playstation 3. A versão para PC é disponibilizada no sistema de distribuição da própria Valve entitulado Steam.

O jogo se passa no Aperture Science Laboratories, a corporação responsável pelo desenvolvimento da ASHPDA (Aperture Science Handheld Portal Device) uma arma capaz de criar portais interespaciais em superfícies planas.
O Programa de Enriquecimento da Aperture Science consiste em testar a ASHPDA que é controlada por Chell, a personagem protagonista do jogo que é guiada e monitorada por GLaDOS (Genetic Lifeform and Disk Operating System) durante os testes nas Câmaras do laboratório. Como incentivo GLaDOS promete aconselhamento psicológico e bolo para Chell caso ela consiga passar por todos os testes.

Obviamente com o passar dos níveis a dificuldade aumenta com o aparecimento dos Turrets, androides lindos que podem te matar com metralhadoras; Cubos refletores; Botões; Elevadores e etc.
Conforme os níveis passam Chell percebe que há algo de errado com o comportamento de GLaDOS que a principio era o de zelar pela segurança da personagem e não a de querer matá-la.

Eu diria que o que mais me prendeu no jogo até agora foi o fato da GLaDOS só se manifestar por meio de mensagens audíveis. O que me motiva a continuar jogando é querer ver como tudo vai acabar e se finalmente Chell vai encontrar com a IA de tendencia assassina.

Olhem o Trailer



Portal fez tanto sucesso e recebeu tantos prêmios na indústria dos games que a Valve lançou Portal 2 no ano passado. E obviamente irei jogar e virei contar aqui.