quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Floresta faz a diferença.



Mais uma vez vou abrir uma tag nova aqui no blog. Making a difference.
Vou postar nessa tag pequenas ações que podem fazer a diferença nesse nosso mundão. E nada mais justo do que o primeiro post ser sobre o manifesto Floresta faz a diferença.

Após dois anos de debates, a Câmara dos Deputados aprovou, no final de maio, um projeto que modifica profundamente o Código Florestal, enfraquecendo a proteção às florestas.


O texto aprovado está muito distante do que a sociedade brasileira espera de uma lei florestal para o século XXI e ignora completamente as recomendações feitas pelos cientistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e da Academia Brasileira de Ciência – ABC.


Se aprovado pelo Senado da forma como está, resultará em grande retrocesso à legislação ambiental brasileira ao diminuir a proteção às florestas, enfraquecer o combate ao desmatamento, descaracterizar a função socioambiental da propriedade e incentivar a cultura da impunidade anistiando multas e crimes ambientais.

No Senado, o projeto será discutido e votado em três diferentes comissões. E o(s) texto(s) aprovado(s) por elas segue(m) para votação no Plenário do Senado. 


O código pelo qual estamos lutando visa:
a) incentivar e apoiar a recuperação das áreas desmatadas, ao invés de diminuir sua proteção; 
b) reconhecer e premiar quem cumpre a lei;
c) dar condições de adequação para quem quer cumprir a lei;
d) punir quem sempre lucrou com o crime ambiental; 
e) dar tratamento diferenciado para os agricultores familiares e populações tradicionais em relação aos grandes produtores; 
f) criar condições para acabar com o desmatamento no país.

Se você também é contra o projeto de lei e a favor de um bom Código Florestal, assine e divulgue a petição on line, imprima e distribua o abaixo assinado. Para assinar clique aqui.


Por que não valorizar os pequenos atos? Faça a diferença. Acredite. Sonhe com um lugar melhor para viver.