segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os pios de Tiê

  "Eu que tinha um nome diferente já quis ser Maria
Ah, e como é bom voar"

Já faz um tempão que quero postar sobre a Tiê aqui no blog, hoje tomei coragem no café da manhã rs.
Não me lembro quando foi que ouvi a Tiê pela primeira vez, mas eu sei que comecei a admirá-la ainda mais quando a vi num dos episódios de Tudo que é sólido pode derreter, série da Tv Cultura (ja falei dela aqui)

A Tiê faz parte da chamada "nova geração da MPB". É, eu sei, aposto que muita gente tem preconceito com a mpb, eu ja passei por isso, mas confesso que aprendi a gostar. Depois de fazer shows pela Europa com Toquinho e gravar músicas com Dudu Tsuda, tecladista da banda Pato Fu, a Tiê se dedicou em compor as músicas pro seu primero cd "Sweet Jardim" lançado em 2009.


1 Assinado Eu
2 Dois
3 Quinto Andar
4 Pássarinho
5 Aula de Francês
6 Chá Verde
7 Te Valorizo
8 Stranger But Mine
9 A Bailarina e o Astronauta
10 Sweet Jardim


As composições de Tiê são autobiográficas, compostas de violão geralmente. Entre as minhas músicas preferidas do Sweet Jardim, eu destaco: Passarinho, Aula de Francês e Chá Verde.
Difícilmente não se encantar com a voz de jujuba da Tiê.

"Me despeço dessa história
E concluo: a gente segue a direção
Que o nosso próprio coração mandar"