quinta-feira, 20 de maio de 2010

Studio Ghibli ♥

Algumas pessoas se incomodam com a minha admiração por animações, principalmente a japonesa, mas quer saber? Eu pouco me importo, me pergunto como pode não gostarem de coisas assim?

A primeira animação que vi foi "A Viagem de Chihiro" isso ainda, quando era bem pequena, é um dos meus filmes preferidos, assisto sempre que tenho oportunidade. Com o tempo eu fui descobrindo o quanto o Studio Ghibli é maravilhoso. Ainda não consegui assistir todos os filmes, até porque aqui é bem desconhecido então fica bastante difícil achar os filmes.


天空の城ラピュタ
Laputa: O Castelo no Céu
Ano: 1986
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Sheeta cai misteriosamente do céu literalmente para os braços de Pazu, que vive e trabalha numa pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras provocadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que acabam numa busca pela identidade dela e pelo misterioso castelo no céu, Laputa.


となりのトトロ
Meu Vizinho Totoro
Ano: 1988
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Duas garotas, Mei e Satsuki, mudam-se para um novo lar próximo ao hospital em que sua mãe está internada. Em seu jardim há uma árvore extremamente larga que serve de casa para três Totoros, deuses da floresta. Pouco depois, notícias do hospital chegaram dizendo que sua mãe não poderia voltar para casa conforme prometido. Então Mei, a filha mais nova, foge para visitar a mãe. Satsuki precisa pedir ajuda à Totoro para encontrar sua irmã.


火垂るの墓
Túmulo dos vagalumes
Ano: 1988
Direção: Isao Takahata
Sinopse: É uma história sobre um bombardeamento da II Guerra Mundial, onde duas crianças órfãs lutam para sobreviver no Japão rural. Para Seita e a sua irmã de quatro anos, o abandono e a indiferença dos seus compatriotas é ainda mais doloroso do que os ataques do inimigo.Perante o desespero, a fome e o sofrimento, as vidas destas crianças são tão frágeis quanto o seu espírito e amor é inspirador. Tudo o que eles têm é um ao outro, e a sua crença é que a vida deve continuar.






魔女の宅急便 
O Serviço de Entregas de Kiki
Ano: 1989
Direçao: Hayao Miyazaki
Sinopse: Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade onde não tenha nenhuma bruxa morando e passar lá um ano morando sozinha numa espécie de “estágio”. Após achar uma bela cidade a beira-mar, Kiki e seu gato Jiji passam por alguns problemas mas logo se acostumam com a vida independente.

 
  おもひでぽろぽろ 
Only Yeasterday
Ano: 1991
Direção: Isao Takahata
Sinopse: Taeko Okajima, uma mulher de 27 anos e ainda solteira, com um trabalho burocrático num escritório em Tokyo, cidade na qual nasceu e cresceu. Quando criança, Taeko morria de inveja das amigas que podiam ir para o campo e visitar os parentes, no período de férias. Por não possuir parentes no interior, Taeko tinha de permanecer em Tokyo o tempo todo, sonhando com o dia em que, finalmente, poderia realizar seu desejo de conhecer o campo. Verdade seja dita, ela chegou perto de atingir seu objetivo, em uma viagem com sua avó às fontes de Atami, mas alguns imprevistos fizeram com que esta sua primeira experiência no campo não fosse exatamente um evento memorável.

 
紅の豚 
Porco Rosso
Ano: 1992
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Na Itália entre as duas guerras, caçadores de prémios ganham a vida a lutar contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Marco Porcellino, mais conhecido por Porco Rosso. Gina, cantora e proprietária do Hotel Adriano, situado numa pequena ilha, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos – uma fotografia que mostra o seu rosto antes de assumir os agora característicos contornos porcinos.

 
海がきこえる  
Ocean Waves
Ano: 1993
Direção: Tomomi Mochizuki (Produzido no Studio Ghibli)
Sinopse: Taku está cursando seu segundo colegial, quando Rikako, uma garota de Tokyo, muda-se para sua cidade e sua escola. Agora, Taku terá que entender seus próprios sentimentos por ela, e aprender a lidar com os sentimentos de seu melhor amigo também por ela, enquanto Rikako aprende a conviver com pessoas diferentes de seu mundo e, eventualmente, que nem sempre fazem tudo certo.

 
平成狸合戦ぽんぽこ 
Pom Poko
Ano: 1994
Direção: Isao Takahata
Sinopse: O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas, mas a sabedoria dos anciões canaliza a energia e a frustração de todos os tanuki contra o inimigo comum: o Homem.

 
耳をすませば 
Whisper of the Heart
Ano: 1995
Direção: Yoshifumi Kondo
Sinopse: Tsukishima Shizuku é uma estudante de 14 anos, morando nos subúrbios da cidade de Tóquio, que ainda não sabe o que quer fazer no futuro, e por isso escapa frequentemente da realidade ao se refugiar nos livros de fantasia. Certo dia ela descobre que todos os livros que pegou, foram previamente lidos por Amasawa Seiji, ficando então empolgada ao saber que alguém compartilha de seus gostos literários. E desde então - decidida a quebrar o tédio de sua existência - procura descobrir mais coisa a respeito do mesmo.

 
もののけ姫 
Princesa Mononoke
Ano: 1997
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Um jovem rapaz chamado Ashitaka é amaldiçoado enquanto salva a sua aldeia de um javali
selvagem que tinha sido possuído por uma entidade maligna. Sendo o sucessor do atual chefe da aldeia, Ashitaka não pode morrer, por isso vai em busca da cura de sua maldição, algo que também lhe trouxe uma força descomunal à seu braço direito. Durante o caminho, descobre uma aldeia em que se produzem metais e cujos habitantes, liderados por Lady Eboshi, querem dominar a Terra. Estão assim em guerra com uma deusa-loba da floresta, Moro, que com ela traz San, uma jovem criada por lobos, que também jurou vingança contra a aldeia de Eboshi e contra todos os humanos associados devido à sua falta de respeito à floresta.

 
ホーホケキョとなりの山田くん 
Meus vizinhos Os Yamadas
Ano: 1999
Direção: Isao Takahata
Sinopse: O filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Trata de problemas que vemos em nossos próprios lares, como a exigência dos pais para que o filho adolescente estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança... Essas coisas que conhecemos bem.

 
千と千尋の神隠し 
A Viagem de Chihiro
Ano: 2001
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Enquanto o casal, Akio e Yuko, estão muito empolgados com uma mudança, a sua filha Chihiro, uma garotinha de 10 anos, está chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. No caminho, atraídos pela curiosidade, os três seguem através de um túnel que os leva a uma cidade misteriosa e deserta. No meio de uma ponte, encontra um jovem misterioso chamado Haku, que alerta Chihiro a deixar o local. Ao correr, percebe que seus pais se transformaram em enormes porcos.

 
(猫の恩返し 
O Reino dos Gatos
Ano: 2002
Direção: Hiroyuki Morita
Sinopse: Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente. Haru não sabe, mas ela será obrigada a se casar com o Príncipe Lune. E mais: ela vai se transformar numa gatinha muito simpática.

 
ハウルの動く城 
O Castelo animado
Ano: 2004
Diretor: Hayao Miyazaki
Sinopse: Sofia é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Hauru, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sofia uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sofia foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Hauru. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

 
ゲド戦記 
Contos de Terramar
Ano: 2006
Direção: Goro Miyazaki
Sinopse: Em meio a uma tempestade marítima, os tripulantes de um barco não conseguem controlar o vento e o mar. Enquanto isso, dois dragões saem das nuvens escuras devorando um ao outro. Estes estranhos incidentes levam o mago Ged a investigar o que estaria afetando o equilíbrio das coisas. Em sua jornada, ele encontra o príncipe Arren, que diz estar sendo perseguido por uma sombra. Os dois seguem viagem juntos. Por onde passam, encontram sinais de que algo vai mal no mundo.


崖の上のポニョ
Ponyo no Penhasco à Beira do Mar
Ano: 2008
Diretor: Hayao Miyazaki
Sinopse: Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce. Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke. O amor e a responsabilidade, o oceano e a vida, num mundo fantástico onde a magia também faz parte das coisas naturais do dia-a-dia.



Confesso que to muito ansiosa pra ver Ponyo, a Playarte passou um tempo enrolando e parece que vai lançar finalmente em julho desse ano, tomare ♥