sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tudo o que é sólido pode derreter

"As coisas querem ser coisas, que na verdade não são..."
Estréia hoje na TV CULTURA a série: Tudo o que é sólido pode derreter que busca explorar de forma atraente e com bom muito humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias.

Viajando por entre o O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma, a série dialoga com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.

Durante cada um dos 13 episódios, acompanhamos a aproximação da adolescente à obra em questão, traçando paralelos lúdicos e sentimentais. São amplamente exploradas as possibilidades cênicas e dramáticas do encontro entre a realidade juvenil retratada e o vasto mundo ficcional presente na obra literária. A série busca equilibrar um tom realista, de observação das dores e alegrias da personagem adolescente, e o lado fantasioso de encontro entre a vida real urbana com todo um universo ficcional distinto, que possibilita à mente jovem ousados voos associativos e imaginativos. Possui um ponto de vista bastante subjetivo. O espectador é sempre guiado pelo olhar da protagonista e a costura entre seu cotidiano e a obra por ela estudada se dá através do seu mundo e de seus sentimentos.
Para acompanhá-la nessa jornada pelo universo literário, Thereza conta com seus amigos Marcos, Letícia e João Felipe, sua rival, Dalila, seus pais, Marta e Décio, e a lembrança de seu falecido tio, Augusto.

O Primeiro episódio é sobre O ALTO DA BARCA DO INFERNO de Gil Vicente, o capítulo já está no youtube quem quiser se adiantar e assistir:

Episódio 1 - part 1
Episódio 1 - part 2
Episódio 1 - part 3

A série vai ao ar todas as sextas-feiras as 19:30.
A trilha sonora, é fantástica (a música da abertura as coisas não sai mais da minha cabeça). Para mais informaçõesinhas visitem o site lindo Tudo o que é sólido pode derreter - TV CULTURA e leiam também o blog da Thereza.